top of page

Dinâmica do MVH

 

Fiéis à vocação batismal e missionária e atendendo à ordem de Cristo: “Ide e ensinai a todas as nações” (Mt 28,19), palestrantes voluntários tratam de assuntos sugeridos pela coordenadoria de trabalhos do MVH, levando-os a setores, em geral em igrejas, cujos párocos os tenham solicitado.

História

 

 

O MVH foi fundado pela Irmã Laura Etelvina Ribeiro de Azevedo Vasconcellos, (1911-1992), religiosa da Congregação das Irmãs de São José de Chambéry e primeira coordenadora geral do MHV.

Em 1965, aquela religiosa chegou á Igreja Nossa Senhora da Salete para ministrar aulas de catequese para professores, bem como para alunos do Instituto Estadual Dr. Octávio Mendes, no bairro de Santana. Inspirada pela convivência e pelas reflexões de D. Gabriel Paulino Bueno Couto, da Ordem dos Carmelitas, (1910-1982), 1º Bispo Diocesano de Jundiaí, SP, Irmã Laura formou, com 18 senhoras da Zona Norte de São Paulo, SP, o primeiro grupo da Valorização Humana.

Assim nasceu o MVH, constituído juridicamente em 23 de fevereiro de 1972, sem fins lucrativos, com estatuto registrado em Cartório e com sede própria.

 

Após a morte de Irmã Laura, Dom Joaquim Justino Carreira, (1950-2013), mais tarde bispo da diocese de Guarulhos, SP, substituiu-a na coordenação geral do MVH.

 

 

Pensamento da Fundadora

 

“O MVH quer unir e reunir pessoas. Não tem como meta discutir o sistema político, social ou financeiro em que vivemos. Visa tão somente às pessoas e deseja que cresçam interiormente até chegar a Deus.”

“A maior preocupação é a mudança de cada pessoa: mudar-se e não querer mudar os outros. ‘O meu testemunho deve influir positivamente nos outros, mas não preciso mudá-los. Aceito os outros como são. Sou eu que mudo’!”

“Conhecimento não é sabedoria. Valorizar a pessoa e não a sua posição social. A qualidade vem de dentro para fora e não de fora para dentro. A nossa conversão é de todos os dias e de todas as horas.”

“É mais fácil a conversão de um pecador do que a conversão de um cristão acomodado.”

bottom of page